quarta-feira, agosto 01, 2007

A importância do trem para os moradores do subúrbio

Maria Rita, 32 anos, balconista, é moradora do bairro de Periperi no subúrbio de Salvador e todos os dias pega o trem ás 6:30h para ir trabalhar no bairro da Calçada e retorna ás 17h:30 "o trem é muito importante para mim por que ganho pouco e o ônibus é muto mais caro".
O Sistema de Trens em Salvador, que vai da Calçada a Paripe. tem dez estações e transporta cerca de 18 mil passageiros por dia. De segunda a sexta-feira, são feitas 99 viagens, das 6:00h às 22h10 e aos sabados e domingos são 59 viagens, das 6h as 19h. Administração do funcionamento dos trens é a Prefeitura de Salvador. O custo de passagem é de R$0,50.
O subúrbio de Salvador de acordo com o censo 2000 é composto por 19 bairros, tem mais de 400 mil habitantes. A maior parte das pessoas que moram no subúrbio é de baixa renda. É por isso que trem é tão importate para essas pessoas, por que é um meio de transporte barato que custa menos de 1/3 do valor da passagem do ônibus.
O militar Francisco Alves, de 58 anos, reside no bairro do Lobato, há de 23 anos e considera-se fundador do bairro, "utilizo muito o trem , a manutenção desse meio de transporte é muito importante na vida de várias pessoas, deve-se dar mais atenção aos trens".
João Silva, 28 anos, vende balas no trem e nas estações todos os dias, e relata: "Eu vendo balas aqui por que aqui circula muita gente, daí eu vendo as balas baratinhas e por isso muita gente compra". João é só um exemplo entre os vários ambulantes que dependem do trem, uns vendem lanches outros picolés, e todos fazem isso por que é o meio que encontram de sustentar suas famílias.
O trem também possui projetos sociais que beneficiam a população so subúrbio como o Projeto Desenhos de Grafiteiros, jovens de rua que não tinham oportunidade foram chamados para grafitar os trens e as estações ferroviárias, foram acolhidos e tornaram-se artistas de rua e não mais pichadores.
O estudante Rodrigo Santana dos Santos, 17 anos, morados do bairro de Plataforma fala por que o trem é importante em seu dia-a-dia: "por que eu vou de trem todos os dias para escola e pago meia passagem R$ 0,25 e isso é bem menos do que eu gastaria e se tivesse que utilizar o ônibus".

4 comentários:

jadsonalmeidafbi disse...

e bom ter o trem porq a passagem e beim mais barata que a do buszu eu acho o timo esse blog e muito importante pra todos os moradores do lobato

Jussilene Santana disse...

anami, fico orgulhosa que vc tenha continuado!
em breve colocarei uma contribuição aqui.
grande beijo e sucesso!
jussilene

Unknown disse...

Parabéns Ana Brito, é muito bom perceber que existem moradores do Subúrbio que lutam por dias melhores. Você pode vê um vídeo no youtube(Andar de trem), http://br.youtube.com/watch?v=yBG5UeQrj5I,
é bem legal. Mostra um passeio de trêm da Calçada até Plataforma. Quem sabe você coloca um link aí no seu blog.

Associação Comunitária Sara Kertesz disse...

Parabéns pela iniciativo do blog,essa ferrameta trouxe a possibilidade de uma maior comunicação entre bairros e comunidades assim como você nos do Rio Sena desenvolvemos um blog para divulgar as ações,fatos,acontecimentos e problemas comum aos moradores do Subúrbio Ferroviário de Salvador.