terça-feira, dezembro 18, 2007

Diarreia infantil

Diarréia infantil
Apesar da tímida diminuição, ainda faz vitimas no Estado.

Virginia de Souza.


A falta de saneamento básico e água potável é uns dos grandes violões que se aliam a pobreza em nosso Estado.
A Bahia é o segundo Estado do país com maior número de crianças de faixa etária até cinco anos, vitimados de diarréia infantil aguda. Segundo o centro de estudos Osvaldo Cruz, a doença pode se manifestar de forma de forma severa e prolongada, atingindo a taxa de 50% de letalidade.
O EPC, como é conhecido o agente etiológico da diarréia infantil é transmitida pelas mãos, objetos ou alimentos contaminados por fezes e é a principal causadora da diarréia infantil, sobre tudo em paises em desenvolvimento, cujas condições de saneamento são precárias.
Somente entre 200 e 2006, 4.105 crianças foram acometidas pela diarréia. No mundo, a diarréia já matou milhares de crianças por ano. Também é o segundo maior responsável pela mortalidade infantil, depois da infecção aguda respiratória.
Em Salvador, a Região Periférica, é a mais sofrem com o descaso da saúde publica. Essa população tem menos acesso a água encanada e a rede de esgoto do que nas áreas nobres.
Os bairros de Ipitanga / Cia. do Aeroporto seguido pelo Subúrbio Ferroviário, são as áreas mais criticas de Salvador sem água potável e saneamento básico. Entre 1991 e 2005, a Bahia conseguiu uma redução de 40% de acordos com os dados do IBGE. O Brasil se comprometeu, junto aos paises membros das Nações Unidas até 2015, fornecer a população que não tem acesso água potável esse direito indispensável para uma boa saúde.
De acordo com a ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), toda criança tem direito a proteção, a vida e á saúde, mediante a efetivação de políticas públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
Maria das Dores de 43 anos, moradora subúrbio Ferroviário, diz que sua filha de 4 anos apresentou sintomas de diarréia infantil, e o lugar onde ela residem falta água encanada. “Minha filha só vive doente, já levei ao posto, mas a médica disse que esta com diarréia. Sem falar que o copinho dela esta todo ferido.”
Gestos simples como, ferver a água, antes de ser utilizadas, são medidas básicas para melhorar se não amenizar os autos indicie de diarréia. Para Tereza santos, dona de casa, moradora do bairro de Periperi, que a principio não quis se identificar, por se sentir envergonhada, por admitir ter preguiça de ferver a água para dar aos filhos menores. “Tenho vergonha de dizer, mas eu não fervo a água para dar aos meus meninos, tenho preguiça, por que tenho que arrumar a casa, fazer a comida de meu marido, dar muito trabalho e ainda vou perder tempo fervendo água.”
De acordo com a Bahia Azul, onde o governo espera reduzir o número de doenças e mortalidade infantil, na área de esgotamento o indicie de cobertura atingiram até 80% da população, beneficiando assim 2,5 milhões, segundo a Embasa (Empresa baiana de águas e saneamento.
(fonte: site Bahiaivest).

Quiz:
Você sabia
?
O intestino possui mais de 1 bilhão de neurônios e produz 95% da serotonina(cérebro só faz 5%).Essa substancia estar ligada diretamente a dor e a faculdades emocionais e psicológicas.Por isso a diarréia é uma reação comum ao estresse e ao nervosismo.E esse condicionamento dar-se o nome de intestino emotivo.